5 maneiras de desenvolver ideias para um negócio inovador

No contexto empresarial, ter um negócio inovador significa se destacar no mercado ao trazer um diferencial para a sociedade. 

Ter ideias inovadoras para um negócio é a melhor maneira de ter um retorno lucrativo para o seu empreendimento. Porém sabemos que não é todo mundo que acorda todo dia com uma ideia que vale um milhão de dólares.

Mas então, como ter ideias para um negócio inovador?

O primeiro passo é entender que não existe segredo nem fórmula mágica para criar novos negócios ou soluções. A boa notícia é que existem algumas técnicas e práticas que podem ajudar a ter ideias inovadoras para negócios potenciais.

Veja agora 5 técnicas e maneiras de desenvolver ideias para um negócio inovador!

 

Fique de olho nas tendências

 

Os negócios inovadores, na maioria das vezes, surgem de uma combinação de insights e observações sobre o que é tendência e o que é necessário em um contexto específico.

Pense, por exemplo, em como o iFood ou o Uber foram criados! Eles surgiram da junção de uma demanda coletiva com uma tendência no mercado, que são os aplicativos e startups.

Em nosso blog mais recente, falamos sobre algumas ideias de negócios para 2021. Nele, coletamos as principais tendências para este ano, baseados no comportamento dos consumidores.

Visualize as informações atuais e as possibilidades de misturá-las para gerar algo inovador! Uma coisa que pode te ajudar é visualizar, no seu cotidiano, as necessidades e problemas que as pessoas possuem.

 

Procure um diferencial no nicho escolhido

 

Você tem interesse em empreender no setor alimentício? Ou prefere ficar na parte da prestação de serviços? Independente da área que escolher, você precisa aprofundar seus conhecimentos para entender coisas fundamentais dela.

Essa parte é muito importante para que você entenda as dificuldades, desafios, necessidades e soluções para o nicho escolhido. Para fazer isso, invista em uma pesquisa de mercado! Assim, você pode entender o que os consumidores e profissionais deste setor pensam e sentem sobre aquilo que você procura.

A partir disso, desenvolva o seu diferencial! E entenda se ele realmente é valioso. Uma maneira de fazer isso é respondendo a três perguntas:

1. O que ninguém ainda propôs para esse nicho?

2. Por que ninguém fez isso até hoje?

3. Se você fizer isso, seu público vai querer comprar um contratar a sua solução? 

 

Adapte e misture ideias

 

Dificilmente você pensará em algo que ninguém nunca pensou. Por isso, uma maneira de criar um negócio inovador é construir suas ideias em cima de outras soluções já pensadas.

Você pode pesquisar por cases de sucesso e também por negócios que falharam, para entender onde foi o erro e o que você pode propor para resolvê-lo.

A dica, aqui, é pensar em formas diferentes de solucionar o mesmo problema. É bem provável que as melhores soluções não surjam logo na primeira tentativa, mas conforme você for observando outros negócios, alguma inovação pode surgir em sua mente!

Mas atenção: é importante ver se a sua ideia realmente atende a uma demanda! Se ela não fizer a diferença na vida de um público específico, é melhor repensá-la.

 

Encontre uma equipe bem alinhada

 

Por mais inovador e mirabolante que o seu negócio seja, o sucesso não depende apenas disso. É preciso de recursos financeiros, um plano de negócios e, principalmente, uma equipe alinhada com as suas expectativas.

A equipe é fator indispensável! Além de duas cabeças (ou mais) sempre pensarem melhor do que uma, o trabalho em time é de grande ajuda pois cada pessoa tem habilidades específicas que levam o negócio a dar certo.

Busque pessoas com um perfis diferentes, mas que juntas, complementem ideias e façam os processos andarem em sinergia. 

 

Mantenha-se atualizado sobre a área de interesse

 

Nós sabemos que empreender leva tempo. Por isso, é preciso ficar sempre de olho na área que você deseja inovar!

Não fique apenas supondo o que o público quer ou o que o mercado deseja. Investigue as atualizações da sua área através de eventos, sites, artigos e notícias do mundo dos negócios. Ficar de olho nessas fontes te permite ficar atento ao que está em alta e, consequentemente, criar uma vantagem competitiva em relação a sua concorrência.

Além disso, não tenha medo de criar networking. Converse com outros empreendedores e compartilhe conhecimentos e experiências. Muitas vezes, o conhecimento de outras pessoas pode ser de grande ajuda para virar a chave do seu negócio!

 

Dica extra: compartilhe suas ideias com diferentes pessoas e veja o que elas acham e como reagem. Os insights e feedbacks são indispensáveis para que você prepare ou adapte a sua ideia inovadora.

 

E aí, gostou das dicas? Agora que você está munido de informações essenciais para criar um negócio inovador, não fique parado! Vá em frente atrás dos seus sonhos.

Para conferir mais conteúdos de empreendedorismo e negócios, acompanhe o nosso blog!