Como incentivar e motivar minha equipe no início do ano?

Motivar uma equipe de trabalho não é uma tarefa fácil, principalmente quando se está enfrentando um cenário de incertezas.

Porém, é preciso lembrar que, no início do ano, as pessoas tendem a estar com as energias renovadas! O que significa que este é um ótimo momento para você estimular ainda mais a motivação e a produtividade dos seus colaboradores.

Mas então, quais são as melhores práticas para manter acesa a chama da motivação na sua empresa? 

Para responder a essa pergunta, trouxemos algumas dicas para você manter seus funcionários motivados e, assim, promover a eficiência e aumentar a performance do seu negócio. Acompanhe:

 

Seja um líder presente

Uma das piores falhas dos líderes é apenas delegar, mas não acompanhar o desempenho da sua equipe de perto. Essa falha, além de desmotivar os colaboradores, ainda aumenta as chances de ter processos pouco otimizados.

Esteja sempre próximo das equipes de trabalho, perguntando como estão e se há algo que você pode oferecer para ajudar nas atividades. Ofereça auxílio e orientação e prestigie o trabalho das equipes, para que se sintam valorizadas e motivadas.

Comemore as pequenas conquistas

Deixe de lado a ideia de que seus colaboradores não estão fazendo nada além da obrigação. Muito pelo contrário: faça com que eles entendam que o trabalho deles é mais do que necessário, e que cada meta alcançada é uma conquista de todos. Reconheça os bons funcionários, elogie o desempenho deles e motive os demais a seguirem o mesmo caminho.

Uma ótima maneira de comemorar o alcance de metas é preparando um café para a sua equipe ou brindes personalizados. As festas de final de ano também podem ser aproveitadas para celebrar essas conquistas!

Inspire seus funcionários

Quantas pessoas se inspiram em você no ambiente de trabalho? Você é um exemplo a ser seguido, ou apenas dá ordens e orientações? 

Seja um líder que inspira os demais! Tenha ações que condizem com suas palavras, esteja sempre incentivando o crescimento profissional de cada um e contribua para esse crescimento.

Mas como fazer isso? 

Através de cursos, workshops, palestras e dinâmicas que façam com que os funcionários aprendam algo e ainda experienciem algo fora da rotina organizacional.

Conheça as necessidades e desafios de cada um

Além de compreender as características e comportamentos de cada membro da equipe, você precisa conhecer suas necessidades e desafios.

O que seus colaboradores precisam para atingir as metas deste mês? Há alguma ferramenta ou equipamento que possa ajudá-los? Algum gargalo que deve ser eliminado? Não fique na dúvida ou nas suposições. Questione cada um sobre o que está falando para que eles executem suas atividades com excelência.

Valorize as ideias, sugestões e feedbacks

Qual foi a última vez que você ouviu uma ideia ou feedback de alguém da sua equipe?

Uma das melhores maneiras de motivar um profissional é ouvindo atentamente suas ideias e sugestões. Além de você levar em consideração o que ele pensa e incentivá-lo a expressar suas ideias, estará agregando soluções que podem ser úteis para superar desafios da empresa.

Além de ouvir essas ideias, não esqueça também de colocar em prática. Assim, seus funcionários saberão que você realmente valoriza o que eles têm a dizer.

Dê feedbacks motivadores e construtivos 

Se você está aberto para ouvir feedbacks, nada mais justo do que retornar esses feedbacks. Não fique só nas cobranças e questionamentos, principalmente quando algo dá errado.

As cobranças e críticas são uma das principais razões pelas quais os trabalhadores se sentem desmotivados no ambiente de trabalho. Então, para evitar esse problema, invista em transmitir feedbacks construtivos, mesmo que de tarefas pequenas e cotidianas.

O feedback e o reconhecimento andam juntos, e ambos são fatores que alimentam muito a motivação e a produtividade. 

 

E aí, gostou das ideias que trouxemos aqui? Quantas delas já são aplicadas na rotina da sua empresa?

Tente colocar em prática as nossas dicas e motive seus parceiros de trabalho neste novo ano que se inicia! Você verá como os resultados do seu negócio irão aumentar significativamente. 

Sabe o que também ajuda os líderes a incentivarem e animarem suas equipes? A inteligência emocional. Para conhecer técnicas para desenvolver inteligência emocional no ambiente de trabalho, clique aqui

 

Para ficar sempre por dentro do conteúdo que trazemos no blog da Bonsenhor, nos acompanhe também nas redes sociais: Facebook | Instagram