13º salário: 5 formas de usá-lo com inteligência

O 13º salário é uma bonificação concedida aos trabalhadores com carteira assinada, funcionários públicos e aposentados e pensionistas do INSS. Também chamado de gratificação de Natal, ele corresponde a um salário mensal e pode ser aproveitado de inúmeras formas.

No entanto, é preciso utilizá-lo com sabedoria! Afinal, o uso imprudente de uma remuneração como essa pode até comprometer o seu orçamento.

No artigo de hoje, nós vamos te explicar como funciona o pagamento do 13º salário e te apresentar 5 formas inteligentes de fazer o seu uso! Acompanhe.

Como funciona o pagamento do 13º salário

Todos os trabalhadores contratados sob o regime CLT,  funcionários públicos, pensionistas e aposentados têm direito ao 13º salário. Além disso, trabalhadores rurais, domésticos, urbanos ou avulsos também podem recebê-lo, desde que cumpram ao menos 15 dias de serviço.

O valor total do 13º deve ser pago sempre em duas parcelas, sendo que a primeira parcela não pode exceder o prazo do dia 30 de novembro. Já a segunda parcela precisa ser paga até o dia 20 de dezembro.

Se você for sair de férias, é possível solicitar a antecipação da primeira parcela do 13º salário. Mas atenção: antes de pensar em usufruir de todo esse dinheiro nas férias, analise a sua situação financeira.

Veja agora algumas atitudes inteligentes para adotar ao utilizar o seu 13º salário:

1 – Quitar dívidas

Se você tem dívidas em aberto ou até mesmo atrasadas, este é o momento para resolver a sua situação.

Antes de começar a pagar suas dívidas, planeje suas ações! Para fazer isso, priorize as pendências com valor mais elevado ou com juros maiores. Se tiver o dinheiro em mãos, aproveite para negociar valores e pagar tudo à vista. Isso vai aliviar o seu bolso e vai permitir que você utilize o restante do 13º salário com mais tranquilidade.

2 – Planejar os gastos futuros

Se você não tem dívidas e quer aproveitar o seu 13º salário da melhor forma, é natural que você pense em fazer compras, passeios ou viagens com esse dinheiro. Entretanto, resista à tentação de gastar sua gratificação imediatamente.

Como este salário é pago em duas parcelas, é recomendável você aguardar o segundo pagamento antes de criar mais dívidas com o primeiro.

Por isso, antes de iniciar mais gastos, faça um planejamento dos valores que serão destinados e para qual finalidade. Assim você terá tempo até para pesquisar valores e decidir o que será mais benéfico para sua realidade.

3 – Fazer pagamentos à vista

Pode parecer difícil aderir a essa forma de pagamento, mas, com o dinheiro em mãos, é a forma mais segura de não comprometer o seu orçamento.

Não se esqueça que o próximo ano já está chegando e, com ele, chegam as despesas com o IPTU e IPVA. Portanto, antes de iniciar suas compras de Natal, fuja dos parcelamentos no cartão de crédito!

Prefira fazer pagamentos à vista agora para não começar 2021 no aperto.

4 – Criar uma reserva de emergência

Agora, se você não tem dívidas, possui um orçamento viável para as compras do final do ano e ainda não sabe como usufruir do seu 13º salário, que tal colocar essa verba em uma reserva de emergência?

Ter um fundo emergencial é essencial para garantir um equilíbrio financeiro. Afinal, em caso de urgências ou imprevistos, o dinheiro utilizado será da reserva emergencial, e não da sua renda mensal.

Se você quer saber mais sobre como criar uma reserva de emergência, clique aqui e confira nossas dicas.

5 – Investir na realização de um sonho

Com certeza você tem algum sonho que exige um planejamento e preparo financeiro mais profundo, não é mesmo? Seja este sonho uma viagem internacional, a aquisição de um imóvel ou até mesmo uma qualificação profissional, a renda mensal pode não ser suficiente para alcançá-lo.

Então que tal poupar essa remuneração extra para tornar este sonho realidade? Mesmo que o valor não seja o bastante para concretizá-lo de imediato, ele é a base para você dar início a essa jornada. Depois, é só adicionar pequenas quantias ao longo dos meses.

 

Viu como há muitas maneiras inteligentes de usar o seu 13º salário? As atitudes que apresentamos aqui podem não ser as mais atraentes, mas certamente são as que mais beneficiarão a sua vida financeira!

 

Se você gostou dessas dicas, confira muitas outras informações interessantes no nosso blog

Compartilhe este artigo com sua rede de amigos para que eles também fiquem tranquilos com as despesas do final deste ano.