Especial Dia do Síndico: 6 dicas de ouro para sua gestão de condomínios

O trabalho do síndico é de extrema importância para a segurança e bom funcionamento de um condomínio. Sua função exige muitas habilidades e competências, tal como administração, paciência, profissionalismo e transparência.

Assumir o posto de síndico é aceitar a responsabilidade de gerenciar um ambiente que promova o bem-estar e a tranquilidade de todos os envolvidos.

Para executar esta função da melhor maneira possível, é preciso adotar posturas, procedimentos e ferramentas que facilitem a gestão.

Por isso, e inspirados pelo Dia do Síndico, comemorado no dia 30 de novembro, trouxemos 6 dicas de ouro para uma gestão de condomínios impecável!

Confira agora todas elas e veja os resultados positivos após sua aplicação!

1 – CONHEÇA A LEGISLAÇÃO

1_Legislação_Blog

O síndico deve se atualizar constantemente sobre a legislação que se aplica aos condomínios. Fora isso, também precisa conhecer os direitos e deveres do seu cargo e da parte dos condôminos.

Conhecer as mudanças na legislação evita a tomada de decisões equivocada e problemas com multas e fiscalizações. Por isso, busque ler as leis e os regulamentos condominiais e garanta uma gestão segura e eficiente.

Além disso, tenha sempre uma cópia do Regulamento Interno do seu condomínio.

2 – PROMOVA O HÁBITO DA COMUNICAÇÃO


2_Comunicação_Blog

Comunicar-se com os condôminos é uma ótima forma de demonstrar que o seu trabalho está sendo realizado de forma correta e transparente. O síndico que se comunica com frequência com todos os moradores conquista a confiança deles e os mantém atualizados dos balancetes mensais do condomínio.

A comunicação reduz as reclamações e exigências de prestação de contas, pois todos já estão por dentro dos informativos de atividades, manutenções e assembleias mensais.

3 – CUIDE BEM DA MANUTENÇÃO DO PRÉDIO

3_Manutenção_Blog

Manter o bom funcionamento de todos os aspectos do condomínio é essencial. Isso vale para toda a estrutura, como tubulações, elevadores, infiltrações, sistemas de segurança e iluminação, paisagismo, fachada etc.

Faça inspeções mensais na edificação, acompanhado pelo zelador e demais funcionários da manutenção. Visualize a situação de cada espaço e converse com os condôminos para averiguar se há problemas.

Com a manutenção, você garante a boa convivência dos moradores e evita gastos desnecessários com reformas e consertos.

4 – ADMINISTRE AS FINANÇAS CORRETAMENTE

4_Finanças_Blog

O síndico tem o papel fundamental de cuidar das finanças do condomínio. É importante, mensalmente, analisar os relatórios de receitas e despesas e comparar com o mês anterior. Assim, você identifica a variação nos custos do condomínio.

A avaliação dos custos deve ser repassada aos condôminos, afinal, eles precisam saber como a taxa de condomínio é aplicada. Divulgue o saldo bancário e os demonstrativos de finanças do residencial.

Ao compartilhar tais informações com os condôminos, você reduz desconfortos e desconfianças e conquista seu respeito, principalmente se administrar as finanças com o auxílio da contabilidade.

5 – MANTENHA A DOCUMENTAÇÃO ORGANIZADA

5_Documentos_Blog

Para otimizar a sua rotina como síndico, é importante priorizar a organização. Mantenha em dia as atas de reuniões, orçamentos e cotações levantadas, documentações trabalhistas, notas fiscais etc.

Quanto mais organizados os documentos estiverem, menos trabalho você terá para encontrar informações importantes. Outra vantagem é que você poderá focar em atividades mais importantes, como a gestão do residencial.

Uma ótima maneira de arquivar e consultar estas documentações é por um sistema de gestão de condomínios.

6 – CONTRATE UM SISTEMA DE GESTÃO DE CONDOMÍNIOS

6_Sistema_Blog (1)

A Bonsenhor é uma verdadeira parceira dos síndicos e, pensando em oferecer a melhor gestão de condomínios, criamos a Bonsenhor Condomínios, com segmento de atuação voltado para otimizar e facilitar a vida dos síndicos.

A contratação deste serviço é a melhor maneira de aprimorar o tempo das suas atividades como síndico. Com ele, todas as informações do condomínio ficam centralizadas e disponíveis para os condôminos.

Além disso, você tem acesso a todos os documentos do residencial 24 horas por dia, direto pelo aplicativo instalado em seu smartphone. Nesta ferramenta, você pode agilizar votações, automatizar processos e administrar todo o condomínio de onde estiver.

A Bonsenhor Condomínios ainda disponibiliza o serviço de contabilidade, facilitando os processos fiscais, administrativos e contábeis. Assim, você tem dedicação integral às demandas mais essenciais dos condôminos.



Deixe uma resposta