A Contabilidade do Futuro – Edição Especial de Dia do Contador

Hoje, dia 22 de setembro, é dia de festa na Bonsenhor Contabilidade. Sabe por quê? Pois nesta data comemora-se o Dia do Contador, o profissional que busca as melhores soluções para a gestão organizacional de uma empresa.

O Contador tem grande importância no meio organizacional e sua atuação se desdobra em diversas áreas de atuação. Muito mais do que trabalhar com dados contábeis, o Contador pode ser um grande parceiro e conselheiro de confiança das organizações. Por isso, e para celebrar esta data e ressaltar a importância desta profissão à sociedade, às empresas e à economia do país, trouxemos um conteúdo especial ao nosso blog.

Para falar da relevância do contador ao desenvolvimento do mercado e sobre como esta profissão só tende a evoluir ao longo dos anos, entrevistamos dois grandes especialistas em contabilidade da Bonsenhor: o presidente da empresa, Everaldo Bonsenhor, e o nosso diretor financeiro, Fábio Bonsenhor.

Neste bate-papo, ambos abordaram diversas previsões para a área de contabilidade, sobre as novas tecnologias para o setor e sobre o perfil profissional do contador do futuro. Confira na íntegra:

1 – O mercado de trabalho para um profissional de contabilidade é muito amplo, pois ele tem extrema importância no meio organizacional. Quais as áreas mais prósperas para o profissional contábil atualmente?

Everaldo: A área da contabilidade consultiva, onde a empresa utiliza na prática os dados contábeis fornecidos pelo contador para tomada de decisões.

Fábio: Vejo que uma das áreas mais prósperas é a consultoria empresarial, principalmente no âmbito de finanças e gestão de pessoas. Os empresários do nosso país têm uma necessidade muito grande do apoio nessas áreas, e o profissional contábil pode apoiar muito o gestor ao gerar desenvolvimento e organização nessas empresas.

2 – Como vocês veem a evolução da contabilidade para os próximos anos?

Everaldo: Para os próximos anos teremos a contabilidade digital, onde a empresa faz todo o serviço on-line para o contador e, neste caso, o contato com o contador é exclusivamente on-line. Já quem se especializar na contabilidade consultiva, onde a relação entre pessoas é humanizada, conseguirá fidelizar seus clientes, gerando crescimento para os envolvidos. O contador deve estar próximo ao seu cliente colaborando com seu crescimento.

Fábio: A contabilidade on-line é um processo mais enxuto da contabilidade, onde são geradas as conformidades, sem assessoria ou consultoria. Deste modo, a contabilidade on-line precisa andar junto à contabilidade consultiva, pois esta sim enxerga e apoia o empresário no desenvolvimento da empresa. A figura do contador terá um papel cada vez mais importante no crescimento das empresas que estão sob sua responsabilidade.

3 – O que um profissional da área precisa ter de diferencial para se destacar na contabilidade do futuro, tendo em vista os avanços tecnológicos?

Everaldo: O diferencial para o contador do futuro já está no presente, que é essa proximidade com o cliente e o auxílio nas tomadas de decisões da empresa. Por isso, a contabilidade consultiva é uma área promissora aos profissionais contábeis.

Fábio: O profissional contábil tem que sempre estar se atualizando. As tecnologias estão aí para facilitar a obtenção de dados e informações, mas o diferencial do contador está na habilidade de traduzir esses dados numéricos em estratégias de negócios para os seus clientes, norteando o desenvolvimento das empresas. 

4 – Qual o maior erro dos contadores hoje em dia?

Everaldo: O maior erro é achar que a contabilidade fiscal, que apenas gera e entrega ao seu cliente o imposto para pagar vai durar. Acredito que em 5 anos, o contador tradicional vai reduzir em mais de 50%.

Fábio: O maior erro é o inverso da pergunta anterior: não se atualizar, não se desenvolver e acreditar que o contador é apenas um trabalho reativo das obrigações do fisco e não um parceiro proativo de seus clientes.

5 – Com a automação dos processos contábeis, vocês acreditam que o contador pode estar mais próximo dos clientes?

Everaldo: Com certeza a contabilidade consultiva é o futuro da contabilidade, pois os serviços básicos (tais como cálculo de folha de pagamento e geração dos impostos) estarão disponíveis na contabilidade on-line, ou seja, o básico será feito por preços muitos reduzidos.

Fábio: Com certeza! A automação traz as informações de forma mais otimizada, o que dá a possibilidade ao profissional contábil de trabalhar com esses resultados gerando estratégias com uma visão sistêmica, especialmente na área de finanças, onde colabora significativamente no amadurecimento dos negócios dos clientes.

6 – Por fim, que mensagem vocês consideram essencial para passar aos contadores que estão começando e que desejam crescer na profissão?

Everaldo: Participem de feiras, convenções e congressos sobre contabilidade. Façam visitas técnicas nos escritórios renomados. De posse das informações recebidas, reveja seus conceitos e prepare-se para o futuro, fazendo do seu escritório não apenas um gerador de guias para seu cliente e sim um facilitador para seu crescimento. A contabilidade consultiva está aí e quem não abraçar a causa ficará de fora.

Fábio: Deixo duas palavras que definem e motivam o contador: a disciplina e a resiliência. Para o jovem que está começando nesta área, é uma profissão que visa gerar resultados e ver o crescimento dos clientes, o que exige muita disciplina e foco. Diante das dificuldades do mercado, é preciso ter resiliência para superar esses obstáculos.

Com estas palavras de grande relevância para os Contadores que estão dando início a sua jornada e, para aqueles que sempre buscam inovar na profissão, deixamos os nossos votos de prosperidade na área de atuação e um Feliz Dia do Contador!