5 dicas infalíveis para você manter um bom relacionamento com o seu vizinho!

Quem aqui mora em condomínio e nunca viveu, presenciou ou pelo menos escutou uma situação desagradável acontecendo? Poucos dos que estão lendo dirão que não. Conflito, confusão e mal estar são situações cotidianas para quem divide a vida com os famosos vizinhos de porta.

Pensando nisso, a Bonsenhor Condomínios separou umas dicas de ouro para que você condômino possa enxergar o lado positivo dessa vizinhança e que possa viver num ambiente de paz e harmonia. Vamos lá:

1 – Pratique pequenas gentilezas

1_-_Pratique_pequenas_gentilezas

Pequenos gestos fazem toda a diferença na correria do dia-a-dia! Viu sua vizinha subindo com muitas sacolas? Ofereça uma mão e ajude a carregar. Alguém pediu açúcar pelo grupo do Whats’App? Seja o primeiro a se manifestar. Vizinho tá fechando a porta de casa? Segure o elevador. Vizinho acabou de chegar? Dê as boas-vindas e se coloque à disposição para o for preciso. Bom dia, boa tarde, tudo bem? Cordialidade nunca vai ser demais.

2 – Cuidado ao dirigir nas áreas comuns

2_-_Cuidado_ao_dirigir_opcao_2

Se o condomínio onde você mora tem áreas de lazer e parques de diversão é bem possível que muitas crianças costumem estar correndo pelas áreas comuns do prédio. Por isso, reduza sempre a velocidade e fique atento para evitar qualquer tipo de acidente.
#dicadadica: Se seu condomínio tem vagas exclusivas, nunca estacione na vaga do vizinho sem pedir permissão para ele antes. Mesmo que seja para descarregar uma compra, deixar por 15 minutinhos ou para passar a noite quando o vizinho viajou. Evite uma dor de cabeça desnecessária!

3 – Respeite as regras do condomínio

Respeite_as_regras_do_condomínio

Assim que chegar no condomínio procure o síndico e certifique-se sobre as regras: som, garagem, mudança, alarme, lixo, horários, correspondência, portaria. Saber essas informações pode te poupar de muitos desconfortos!

4 – Participe das confraternizações

Participe_das_confraternizações_-_opcao_2

Vai ter festa do prédio? Participe! Esse é um momento único para você conhecer seus vizinhos e fazer novas amizades. Nada de desculpa, assim que souber do evento já anote na agende e defina como prioridade, principalmente se você for novo no condomínio.

5 – Cultive amizades

Cultive_amizades

Antes lembrar do barulho que seu vizinho fez ontem depois das 22h ou do carro que ele estacionou na sua vaga uma vez na vida, tenha em mente que ele pode um dia colocar a sua panela no fogo quando seu gás acabar e você estiver muito atrasado, ou te emprestar aquele ingrediente essencial quando os mercados já estiverem fechados e você já está estiver de pijama fazendo a janta. Provavelmente ele vai te emprestar a senha do wi-fi quando sua internet cair e você tiver um prazo urgente para cumprir ou ainda vai te deixar fazer uma horinha no apartamento dele quando você ficar para fora porque esqueceu a chave.

Muitas vezes um amigo que você pode carregar para a vida toda está morando ao seu lado e você nem sabe. Ter empatia e simpatia é um ótimo passo para cultivar amigos no condomínio. Esteja aberto quando as oportunidades surgirem e não se estresse por motivos pequenos!

Esperamos que essas dicas te ajudem no relacionamento com o vizinho. A dica maior de todas é o respeito, a partir do momento que você respeita o espaço do outro, você cultiva também o respeito dele. Viver em comunidade não é fácil, mas você pode ser o primeiro a fazer a diferença!