4 Passos fundamentais para delegar

Delegar é um dos maiores desafios de um líder. Isso porque delegar não diz respeito apenas a passar as tarefas para outra pessoa. Se engana quem acha que delegar é passar a responsabilidade para o outro e pronto.

Muito pelo contrário, delegar é conhecer o seu time e reconhecer os pontos fracos e fortes de cada um, é confiar um desafio a outra pessoa pensando no crescimento e desenvolvimento pessoal dela e mais do que isso, é compartilhar com ela a responsabilidade pelo resultado do que é feito.

Veja abaixo 04 passos que separamos para você líder aprender definitivamente a delegar as tarefas na empresa:

01. Demonstre clareza no seu pedido

Certifique-se de que sua mensagem foi bem compreendida e que a pessoa que recebeu a tarefa entendeu bem como desempenhar a atividade. Não corra o risco de ouvir: “Não foi isso que eu tinha entendido.”

02. Saiba quem escolher para o desafio

Não escolha quem está disponível mas sim quem tem as melhores habilidades para desempenhar aquela determinada tarefa. Ao escolher alguém apenas porque essa pessoa está livre no momento, você corre o risco de desmotivar quem realmente está preparado e ainda de se frustrar com o resultado final da atividade.

Lembre-se cada profissional possui habilidades específicas e precisa ser direcionado corretamente.

Multiracial male and female colleagues discussing document at team meeting or corporate office briefing, diverse friedly african and caucasian partners talking about contract at group negotiations

03. Defina quais serão os recursos

Seja honesto e delimite os recursos disponíveis para a execução da tarefa. O profissional precisa conhecer quais são os seus limites dentro daquela determinada atividade. Defina o orçamento que ele terá, se ele poderá dispor de mais pessoas do time para o desafio e sempre lembre do código de conduta e os valores da empresa. Todas as regras precisam estar claras!

04. Follow up é necessário

Durante toda a tarefa agende encontros periódicos com o profissional escolhido e fique a par de como está o andamento de tudo. Acompanhar a evolução da tarefa é essencial!

Male and female graphic designers interacting over computer in office

Dito isso, agora é hora de deixar a equipe trabalhar! Deixe seu time a vontade para exercitar todo o seu potencial!

#dicadadica: Delegue o que precisa ser feito e deixe o como deve ser feito com a pessoa responsável. Ela precisa ter liberdade para agir com os recursos que foram disponibilizados desde que suas ações estejam dentro dos dos limites pré-estabelecidos.