Especial Dia Mundial do Meio Ambiente: 7 Atitudes transformadoras

Hoje é Dia Mundial do Meio Ambiente e de lembrar que o mundo é de todos e que cada um precisa fazer a sua parte.

É tempo de pensar no amanhã e nas consequências de nossas ações! Reunimos aqui pequenas atitudes que quando realizadas em conjunto podem causar uma verdadeira transformação na preservação do meio ambiente. Fique ligado!

1. Adote uma caneca no trabalho

Na hora do café substitua os descartáveis sempre que for possível. Ter uma caneca na empresa facilita muito!

Young beauty woman drinking coffee in cafe, outdoor happy portrait

 

2. Defina um ponto de coleta

Ter um celular novo, mudar os móveis da casa, comprar aquela geladeira de última geração! Tudo isso pode ser muito atrativo. Porém é importante pensar no destino daquilo que vai ser trocado antes de descartá-los.

Uma ótima alternativa é doar. Além de fazer o bem, você aumenta o tempo de vida útil do objeto, favorecendo o meio ambiente.

Se o estado do móvel está muito ruim, encontre um local apropriado para descartar. No caso dos eletrônicos, procure um posto de troca em sua cidade. Desta forma, seu celular não vai parar nos lixões.

3. Óleo de cozinha pode ser vendido

Você já parou para pensar nos impactos causados no solo e na água quando estes entram em contato com óleo usado? É possível evitar um verdadeiro estrago reutilizando o óleo de cozinha.

São inúmeras as possibilidades para a reutilização do óleo: Resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais, biodiesel. Por isso, para quem cozinha com frequência em casa, ou para os donos de bares e restaurantes vender o óleo pode ser uma ótima saída! Além de preservar o meio ambiente, você pode ainda receber por isso e investir em novos produtos.

blur-close-up-cook-33783 (2)

4. Vá caminhando sempre que possível

Outra grande dica para preservar o meio ambiente é pensar na produção de CO2. Muitas vezes utilizamos o carro para nos deslocar por pequenos trajetos que poderiam ser facilmente feitos a pé. Outras vezes temos a farmácia, a padaria, o mercadinho bem perto de casa e preferimos percorrer uma distância maior de carro para fazer essas compras.

Ao comprar no seu bairro, você não só preserva o meio ambiente como também prestigia o mercado local e ainda pratica o exercício da caminhada, que é excelente para a saúde. Maneira simples e inteligente de diminuir a produção de CO2. Pense nisso.

 

5. Prefira embalagem refil

Você também pode minimizar o impacto do lixo no ambiente, comprando produtos em embalagens que utilizem menor quantidade de plástico. As embalagens em refil são uma ótima solução, além de preservar o ambiente você economiza, essas embalagens costumam custar um valor bem abaixo das originais.

Mockup of a commercial sachet bag packaging

 

6. Pratique a coleta seletiva

Separar o lixo é muito importante e todos já sabemos. Mas existem formas de otimizar o trabalho da coleta. Uma dica que ajuda muito é separar as latinhas e pets em sacolas transparentes. Dessa forma fica mais fácil identificar esses materiais recicláveis.

7.  Apague a luz se não for voltar em 15 minutos

OBBPQY0

Se você vai sair de um ambiente e não pretende voltar em no máximo 15 minutos não esqueça de apagar a luz. Além de poupar em eletricidade, evita o sobreaquecimento do espaço.

O mais importante é sempre pensar nos impactos que suas atitudes vão provocar no mundo! Esse já é um grande exercício de consciência. Que todos possamos cuidar e amar cada vez mais o nosso meio ambiente.



Deixe uma resposta