5 Dicas para aumentar sua produtividade no trabalho

Na rotina do trabalho muitas vezes nos pegamos fazendo algo que não estava dentro do planejado. Falta de atenção, uma conversa fora de hora, uma atividade que atropela a outra. São inúmeras as distrações que podem nos desviar do foco e nos auto-sabotar. Mas existem algumas pequenas atitudes que podem ajudar a fugir desses auto-sabotadores de tempo.

Veja abaixo 5 dicas para aumentar a produtividade no trabalho e alcançar os resultados esperados com mais facilidade:

1 Saiba como lidar com urgências

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Você pode já estar com a lista de tarefas do dia pronta, mas tenha em mente que ela não é estática. Sempre pode surgir algo urgente para fazer e que requer uma atenção especial. Se isso acontecer, adicione a urgência à lista de obrigações, de preferência abaixo da tarefa que você está executando no momento para não esquecer depois.

 

2 Não deixe para depois o que você pode fazer já

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O hábito de adiar tarefas é totalmente improdutivo, pois gera um acúmulo de trabalho e pode levar o profissional ao estresse facilmente. Por isso, não fique postergando o que já está na pauta, faça o que tem que fazer e bola pra frente.

 

3 Delegar é preciso

Business people sitting in conference room and discussing business issues. Executive manager standing, pointing to document and explaining his idea to business team

Alguns profissionais não sabem como delegar tarefas e por isso assumem uma responsabilidade maior do que podem cumprir.  Para evitar esse problema, saiba como transferir atividades para outros colegas de trabalho, considerando sempre as habilidades e o tempo de cada um.

4 – O cafezinho não é happy-hour

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Não seja daqueles que fazem do “ir pegar um cafezinho” o happy-hour de sexta-feira a noite. Enquanto você está ali conversando, perto da cafeteira com os colegas, você está com as tarefas pendentes. Mesmo que o chefe não esteja na empresa, o seu trabalho fica atrasado.

 

5. Defina rituais

695586-PQKJ2L-622Rituais são comportamentos repetidos que ajudam a driblar a falta de concentração. Pode ser uma caminhada rápida, tomar uma xícara de café ou meditar por alguns minutos, por exemplo. A ação em si não é o mais importante. O que importa é o que ela significa: que você terminou uma tarefa ou parte do dia e que está pronto para passar para a próxima. Isso vai te ajudar no autocontrole e a aliviar a tensão e ansiedade do dia.