Receita Federal lança chat para atendimento eletrônico

A Receita Federal anunciou no dia 13 de março, o lançamento de duas novas ferramentas de atendimento eletrônico para facilitar o relacionamento com o contribuinte: o Dossiê Digital de Atendimento a Distância e o Chat RFB.

A partir de agora, os serviços como Certidão Negativa de Débitos de Pessoa Jurídica – CND PJ – e Regularização de débitos de Pessoa Física poderão ser obtidos pela internet, sem a necessidade de agendamento prévio ou deslocamento a uma unidade de atendimento presencial.

Frederico Faber, subsecretário de Arrecadação, Cadastros e Atendimento, auditor-fiscal da Receita Federal, salientou que, nessa fase inicial, o contribuinte poderá ter acesso pelo Chat RFB aos serviços de Regularização de débitos de Pessoa Física e Conversão de processo eletrônico em digital. Já pelo portal e-CAC, com o lançamento da ferramenta Dossiê Digital de Atendimento (DDA) a Distância o serviço de Certidão Negativa de Débitos passa a ser prestado a Pessoas Jurídicas de forma eletrônica. Esse serviço inclusive já está disponível.

Ainda de acordo com Faber, as facilidades fazem parte do projeto Novos Paradigmas no Atendimento da Receita Federal e os serviços prestados pela internet devem ser ampliados gradualmente. “A Receita é pioneira na adoção de tecnologia para interação com o contribuinte e a busca por soluções que permitam maior agilidade e comodidade é a prioridade deste projeto”- explicou.

O coordenador-Geral de Atendimento da Receita Federal, auditor-fiscal, Jose Humberto Vieira, acredita as novas funcionalidades vão permitir maior agilidade na prestação do atendimento. Apenas para a CND PJ, a estimativa é de um ganho de 30% na disponibilidade do serviço para o contribuinte, considerando a sua demanda reprimida em 2018.

Acesse aqui o infográfico com orientações para abrir um DDA a Distância.

Fonte: Receita Federal