Bonsenhor e Sebrae promovem Oficina: Como definir preço de venda

No último dia 21(terça-feira), a Bonsenhor Contabilidade realizou junto ao Sebrae um encontro para os clientes Bonsenhor, que abordou um tema que gera muitas incertezas entre os empreendedores: “Como definir o preço de venda.”

O evento aconteceu no auditório Antônio Lopes de Sá, na Bonsenhor Contabilidade, com início às 19h00 e término às 22h30.

A oficina foi ministrada pelo instrutor do Sebrae Adalto Junior, que começou explicando que para entender o comportamento do resultado de um negócio ou de uma empresa, torna-se fundamental conhecer seus custos e como eles se relacionam com sua operação. Ao longo do encontro o instrutor abordou temas conceituais que influenciam e/ou que se relacionam com a formação de preços, como: custos, gastos, despesas, investimentos, margem de contribuição, margem de lucro, mark-up, sazonalidade, ponto de equilíbrio.

WhatsApp Image 2018-12-03 at 13.39.17

Foram realizadas atividades práticas para calcular margem de lucro, margem de contribuição, mark-up, ponto de equilíbrio e desta forma exercitar o entendimento dos participantes em relação ao conteúdo abordado. O instrutor acompanhou a realização dos exercícios e tirou as dúvidas durante a resolução.

Adalto ressaltou ainda a importância em se diferenciar preço x valor, sendo preço a quantidade de dinheiro que pagamos para adquirir um produto ou serviço e valor algo mais subjetivo e pessoal relacionado mais ao benefício proporcionado. O desafio da boa gestão empresarial é fazer o cliente sempre perceber um valor maior que seu preço.

Foi abordado ainda na prática a formação de preços e as variáveis que interferem diretamente nessa formação, por meio de exemplos como: “Calcular o preço de venda de um camiseta”, “Calcular o preço de venda de um metro quadrado de pintura”. Segundo Adalto, o desafio é determinar itens que compõem os custos e despesas fixas e variáveis, bem como seus valores.

Mais uma vez, o encontro na Bonsenhor foi de grande sucesso e agregou muito valor a rotina dos empresários. Eventos como este, além de proporcionar a difusão do conhecimento, propiciam o networking entre empresários das mais variadas áreas da cidade. Agradecemos a todos que compareceram e parabenizamos o Sebrae pela parceria de extrema qualidade.



Deixe uma resposta